Decalques Brancos caseiros - Faça Você Mesmo...

Moderadores: Moderadores, Moderadores Sénior

Decalques Brancos caseiros - Faça Você Mesmo...

MensagemEscrita por Marco Teodoro » 13 Mai 2009, 01:42

Olá a todos

Como fazer decalques caseiros com cola branca.

Há muito tempo que tenho tido o mesmo problema de todos os que necessitam de decalques brancos, sendo que a maioria dos decalques que necessito sejam desta cor.
Assim sendo, tenho vindo alguns meses a testar formas e mais formas de os conseguir, isto para não falar de orçamentos que tenho pedido, mas isso fica sempre fora de questão devido aos custos elevados do decalques.

Agora após testes que acho bem sucedidos, venho partilhar convosco o que descobri acidentalmente, num belo dia estava farto de imprimir em folhas de decalques brancas virgens que comprei e todas elas ficavam uma treta como podem testemunhar na foto abaixo:

Imagem

E como estava mesmo chateado com a situação mandei um murro na bancada esquecendo o frasco de cola branca que tinha na bancada, essa dita cola entornou-se para cima de uma das folhas de decalques, nisto com uma trincha retirei o excesso de cola e coloquei essa mesma folha de lado e quando vou tentar novamente fazer decalques introduzi a folha suja de cola e olhem o resultado decalques brancos.

Agora vamos ao que interessa… como fazer os decalques!

Para começar será necessário os seguintes utensílios:

Imagem

Folha de acetato normal.

Imagem

Começamos por fazer os decalques num programa de desenho ou vectorial (utilizei o Corel Draw) à escala pretendida, atenção imprimam numa folha normal e testem se o tamanho é o correcto.

Imagem

Tendo os decalques prontos chega a hora de configurar a impressora (Utilizada Espon R300).

Imagem
Imagem

Neste ponto estamos a inverter os decalques, como demonstra a foto abaixo:

Imagem

De seguida isola-se o local a colocar a folha de acetato, para conter o excesso de cola que se irá colocar na folha de acetato.

Imagem
Imagem

Coloca-se a cola sobre a folha de acetato e espalha-se uniformemente com uma tricha.

Imagem
Imagem
Imagem

Resultado final após a secagem da cola (aproximadamente 30 minutos):

Imagem
Imagem
Imagem

Imprime-se então os decalques na folha de acetato, tendo sempre em atenção que a impressão deverá ser efectuada na parte onde foi colocada a cola.

Imagem

De seguida é utilizado um spray fixador que se compra em qualquer papelaria, para fixar a tinta de impressora evitando assim que esta desfaça nos processos seguintes.

Imagem
Imagem

Imprime-se também em rascunho uma segunda folha em papel normal para de seguida recortar os espaços a pintar no processo seguinte e para termos a noção da área a recortar mais tarde.

Imagem

Coloca-se a folha já recortada em cima da folha de acetato deixando visíveis as palavras a pintar.

Imagem
Pinta-se as palavras de preferência com aerógrafo com a cor pretendida (branco).

Imagem

Deixa-se secar a tinta e de seguida aplica-se novamente spray fixador, quando secar aplica-se novamente cola branca e deixa-se secar também!
Imagem

Assim está concluído o processo de elaboração dos decalques.

Imagem

Corte e colagem:

O corte deverá ser efectuado o mais próximo da palavra possível, tendo sempre em atenção que este processo funciona basicamente como se trata-se de um decalque normal.

Imagem
Imagem

Para aplicação do decalque no modelo pode-se utilizar tanto água como Micro Set, este componentes são fundamentais, sendo estes que irão activar a cola aplicada no final.
Atenção nunca utilizem o Micro Sol, este destrói por completo o decalque.

Imagem
Imagem

Aplica-se o decalque com cuidado no modelo com ajuda de um cotonete e com este evitando a formação de bolhas de ar, neste processo deverá ter muito cuidado para não danificar o decalque.

Imagem
Imagem

Para finalizar deixa-se secar bem e nesta fase não se deverá mexer no decalque, quando estiver seco aplica-se verniz para selar os decalques.

Imagem
Imagem

Bem amigos e assim temos decalques brancos a um preço bem em conta e fácil.
Agora toca a meter as mãos á obra e espero que tenha ajudado!
Um grande abraço!
Marco Teodoro

"Serão Fracassos ou simples lições?"
Imagem
Marco Teodoro

Registado desde: 23 Jun 2008, 19:41
Medalhas: 2
GB 28 - Veículos de Emergência (1) GB 56 - Automóveis e Motos (1)
Nome real: Marco Teodoro

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 13 Mai 2009, 07:53

Fantástico, Marco! Alcançaste o Holy Grail dos decalques!

Um abraço!
Carlos
Carlos Carreira
Moderador Sénior

Registado desde: 22 Abr 2006, 14:00
Nome real: Carlos Carreira

MensagemEscrita por Paulo Jorge Santos » 13 Mai 2009, 08:49

espetacular vou exprimentar so me falta o fixador vou ver se compro obrigado por a partilha
Paulo Jorge Santos

Registado desde: 28 Mar 2008, 13:45

MensagemEscrita por josé carlos g almeida » 13 Mai 2009, 08:53

Boa Marco, grande lição, vou tentar assim que possivel
Um Abraço
José Carlos
josé carlos g almeida

Registado desde: 05 Abr 2007, 12:02
Medalhas: 17
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 28 - Veículos de Emergência (2) GB 30 - Flak! (1)
Nome real: José Carlos G Almeida

MensagemEscrita por Vitor Sousa » 13 Mai 2009, 09:28

:shock: Muito bom :shock:

Excelente iniciativa e muito bem descrita

Parabéns Marco e obrigado :wink:

(e já agora a Carripana está a ficar com muito nível)
Na Bancada à 1/72: Alouette II
Imagem
Helicópteros Concluídos 1/72: H-19A FAP / LYNX E.H.M. e "Black Cats" / Alouette III / SH-60B Seahawk / Kaman K-MAX
Vitor Sousa
Moderador Sénior

Registado desde: 02 Nov 2005, 00:41
Medalhas: 10
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 09 - Helicopters in Action (1) GB 11 - De 22.Jun até Moscovo! (1) GB 14 -Aviação Mil. Portuguesa (1)
Nome real: Vitor Sousa

MensagemEscrita por Carlos Carreira » 13 Mai 2009, 09:40

Marco, se bem entendi o método ele serve apenas para quando tens fundos monocromáticos e que possam ser impressos no mesmo tom com a impressora, não é? Se eu quiser aplicar umas letras brancas sobre uma camuflagem já não dará. Poderias conseguir resultados semelhantes imprimindo em papel de decalque branco, ou não?

Estou há que tempos para mandar vir e experimentar este método de decalques a seco.
Carlos Carreira
Moderador Sénior

Registado desde: 22 Abr 2006, 14:00
Nome real: Carlos Carreira

MensagemEscrita por Ricardo Moreira » 13 Mai 2009, 09:48

Fiquei com uma dúvida sobre a folha que usou. É mesmo de acetato ou de decalques?

Ricardo Moreira
Um abraço,
Ricardo Moreira
Ricardo Moreira

Registado desde: 12 Mai 2008, 16:26

MensagemEscrita por José Chaíça » 13 Mai 2009, 11:02

E como diria o saudoso Fernando Pessa "e esta, ein ???" :shock: :shock:

Sempre a aprender. :D

8) .
Imagem
José Chaíça
Moderador Sénior

Registado desde: 09 Abr 2005, 16:12

MensagemEscrita por AyalaBotto » 13 Mai 2009, 11:11

Caro Marco Teodoro,

excelente explicação e técnica. Parabéns!
Eu também produzo os meus próprios decalques, mas uso uma técnica diferente.
Desenho os decalques no CorelDraw e depois imprimo em folhas de decalques da Carpena.
Os decalques que não têm nenhum elemento na cor branca, são impressos em folhas de decalques transparentes e aplicados normalmente, ficando a visível após a aplicação dos mesmos a cor do fundo do modelo onde são aplicados.
Quantos aos decalques que contêm elementos na cor branca, como é o caso acima apresentado, são impressos em folhas de decalques brancas.
E isto porquê?
Porque as impressoras não imprimem na cor branca. Ou seja ao ser impresso um decalque numa folha branca, todos os elementos desse decalque que forem brancos não são impressos! Ou seja fica visível a cor da própria folha que neste caso é branca.
Depois é só cortar o decalque e aplicar como mandam as boas práticas.
Aqui ficam alguns exemplos de decalques que produzi para modelismo ferroviário na escala 1/87:
Imagem

Imagem

Exemplos dos decalques aplicados em vagões CP na escala 1/87:
Imagem
Imagem

cumprimentos
Ayala Botto
Alterado pela última vez por AyalaBotto a 13 Mai 2009, 11:26, num total de 4 alterações.
Imagem
"Ayala Botto Model Ships"
Facebook: https://www.facebook.com/AyalaBottoModelShips
AyalaBotto

Registado desde: 06 Out 2005, 16:07
Nome real: Ayala Botto

MensagemEscrita por Antonio Sobral » 13 Mai 2009, 11:15

Olá Marco

Isso é que é engenhosidade!

Parabéns pelo tutorial. Está excelente!
Um Abraço

António Sobral

Não preciso do Google. A minha mulher sabe sempre tudo :)
Antonio Sobral
Moderador Sénior

Registado desde: 30 Nov 2005, 18:18
Medalhas: 32
3 GBs (1) 5 GBs (1) 10 GBs (1) GB 08 -20000 Léguas Submarinas (1) GB 09 - Helicopters in Action (1)
Nome real: António Sobral

MensagemEscrita por Marco Teodoro » 13 Mai 2009, 11:32

Obrigado a todos pelas vossas palavras!!!

Carlos Carreira wrote:Marco, se bem entendi o método ele serve apenas para quando tens fundos monocromáticos e que possam ser impressos no mesmo tom com a impressora, não é? Se eu quiser aplicar umas letras brancas sobre uma camuflagem já não dará. Poderias conseguir resultados semelhantes imprimindo em papel de decalque branco, ou não?

Estou há que tempos para mandar vir e experimentar este método de decalques a seco.

Olá amigo Carlos

Marco, se bem entendi o método ele serve apenas para quando tens fundos monocromáticos e que possam ser impressos no mesmo tom com a impressora, não é?Se eu quiser aplicar umas letras brancas sobre uma camuflagem já não dará.

É possivel efectuar letras brancas em camuflados, para ser franco é muito mais complicado e não experimentei ainda, mas penso que seja possivel, posso experimentar!!

Poderias conseguir resultados semelhantes imprimindo em papel de decalque branco, ou não?

Sim temos os mesmos resultados nas folhas brancas de decalques virgens como explica o Ayala Botto acima, o que custa neste processo é encontrar o pantone igual á tinta usada no modelo depois tudo o resto é fácil.

Ricardo Moreira wrote:Fiquei com uma dúvida sobre a folha que usou. É mesmo de acetato ou de decalques?

Ricardo Moreira

Ricardo as folhas que serviram de suporte à cola, são folhas de acetato normais.

Um abraço
Um grande abraço!
Marco Teodoro

Imagem
Marco Teodoro

MensagemEscrita por rui duarte » 13 Mai 2009, 11:44

uma pergunta: Porque imprimiste o vermelho? nao seria mais simples apenas fazer o stencil para aplicar o branco e deixar a trasnparencia da cola branca?
Obrigado pela partilha da tecnica :)

um abraço
Rui Duarte
Imagem
Imagem

Por vezes o trabalho fascina-me tanto que fico parado a olhar para ele
rui duarte

Registado desde: 11 Mar 2006, 23:47

MensagemEscrita por Marco Teodoro » 13 Mai 2009, 11:53

rui duarte wrote:uma pergunta: Porque imprimiste o vermelho? nao seria mais simples apenas fazer o stencil para aplicar o branco e deixar a trasnparencia da cola branca?
Obrigado pela partilha da tecnica :)

um abraço
Rui Duarte

Olá Rui

Imprimi o vermelho por uma simples razão, tentei fazer o stencil das letras mas como podes imaginar a letras são tão pequenas que ao cortar ficam com imperfeições e se forem impressas ficam perfeitas e neste caso o vermelho básicamente fica só entre cada letra.

Um abraço
Um grande abraço!
Marco Teodoro

Imagem
Marco Teodoro

MensagemEscrita por Rafael Pelote » 13 Mai 2009, 12:02

Fantástico método! Vou guardar o tutorial religiosamente!

Abraços,
Rafael Pelote

"CURSE YOU, RED BARON...."
Rafael Pelote
Administrador

Registado desde: 08 Abr 2005, 15:27
Medalhas: 10
3 GBs (1) 5 GBs (1) GB 01 - Com 2 ou 3 Asas... (1) GB 04 - Com 6 rodinhas apenas (1) GB 06 - Asas PT-BR (1)

MensagemEscrita por psousa77 » 13 Mai 2009, 12:20

fantástico, sem palavras
Imagem
Rodoviária Nacional... o inicio da minha paixão por autocarros e miniaturas
psousa77

Registado desde: 24 Ago 2008, 00:02

Seguinte

Voltar a Decalques